A construção do indivíduo é composta por questões interessantes, como a sua relação com a sociedade. Tais questões permeiam a mente de muitos filósofos, sociólogos e outros estudiosos e acabou povoando a minha mente também. Afinal, vivemos em uma sociedade do indivíduo ou somos indivíduo dessa sociedade? Questões como a sociedade influencia a formação do indivíduo ou será que o indivíduo que constrói a sociedade? Em uma busca pela verdade, fui apresentada ao Norbert Elias, famoso sociólogo judeu que nasceu na Alemanha, mas viveu a maior parte de sua vida na Inglaterra. Norbert em seu livro A sociedade dos Indivíduos nos ajuda a entender como se dão as relações entre os indivíduos e a sociedade.
Acostumados a viver em um mundo polarizado e dual, temos dificuldade para perceber o quão simples e complicada pode ser esta relação. Estamos habituados com os conceitos de que o homem é produto do meio em que vive, ou seja, produto da sociedade; ou com o homem como produtor de sociedade, aquele que a dita e a regula. Contudo, Norbert nos faz refletir sobre as entrelinhas dessa relação, tirando a dualidade do centro, vendo a sociedade e os indivíduos cada um exercendo uma função diferente e ao mesmo templo complementar.
Para ilustrar melhor tal conceito Norbert utiliza de algumas alegorias, como por exemplo, a da casa. Uma casa é formada por vários tijolos, cada tijolo tem a sua função para manter a casa de pé, mas se observarmos os tijolos separadamente não podemos ver uma casa. Portanto, para se analisar a sociedade temos que avaliar o todo, sem nos abster totalmente dos pequenos "tijolos" que a constituem.
Desta forma, podemos dizer que a relação entre sociedade e indivíduo é uma via de mão dupla, na qual a sociedade influencia o indivíduo e vice-versa.
A seguir um pequeno vídeo sobre o Norbert Elias:
Comentários
Postar um comentário