Escravos da tecnologia

A tecnologia, bendita tecnologia que nos envolve e facilita a nossa vida. A internet dominou o nosso dia a dia, seja para ver o clima ou a hora estamos sempre conectados. Mas será que estamos realmente conectados?
Minha mãe sempre reclama que não conversamos e que na época dela as pessoas saiam e conversavam por horas, então, rebato dizendo que converso com meus amigos pelo celular. As redes sociais como o Facebook, Instagram e WhatsApp servem principalmente para proporcionar essa convivência entre as pessoas, estejam elas a poucos metros de distância ou com um oceano inteiro entre elas. Contudo, até que ponto toda essa "facilidade" é benéfica? Quanto tempo estamos gastando no mundo virtual e no mundo "real"? 
A pandemia da Covid - 19 nos obrigou a aderir o isolamento social, mas será que já não o vivíamos antes mesmo deste vírus chegar? Ao abdicar do tempo com a nossa família e amigos de forma presente, nos dedicamos a alimentar um mundo virtual de aparências, no qual o melhor e o mais bonito dos momentos devem ser compartilhados, onde tudo é perfeito e a dor é só uma estratégia de marketing. 
As mídias sociais são para acrescentar ao nosso dia a dia e não para substituir as nossas relações reais. A seguir trago um pequeno vídeo que nos ajuda a refletir sobre a nossa relação com as tecnologias.   

 

Comentários

  1. Maíra: muito agradecido pelas tuas reflexões e a indicação do vídeo com um questionamento também importante. Como conciliar o uso da "bendita tecnologia" tendo a consciência do momento de transição que estamos vivendo? Precisamos estar atentos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário