Psicodinâmica das cores

Após o nosso passeio pelo mundo dos poliedros de Platão, da sequência de Fibonacci e do número de ouro, o professor apresentou alguns conceitos e esclareceu um erro que cometi a vida inteira ( e você provavelmente comete também). Ele nos explicou a diferença entre logotipo e logomarca, além de outros conceitos relacionados ao assunto chegando na Psicodinâmica das cores. Mas... o que seria isso? Bom, a psicodinâmica das cores é a ciência que estuda a relação entre as cores e os estímulos que elas podem causar em cada indivíduo, muito usada por empresas para atingir de maneira sutil e convincente o seu público alvo.

De acordo a teoria das cores cada cor tem um significado diferente causando um estímulo diferente nas pessoas, este estímulo leva a associações tanto materiais como afetivas com as cores. Por exemplo, a cor branca representa em uma associação material: a neve, ao casamento, a um cisne, batismo, areia clara; e na afetiva seria: a inocência, limpeza, paz, pureza, divindade, infância.
Essa aula e esses novos conceitos me fez refletir sobre as escolhas que fazemos ao longo do nosso dia, compramos roupas para estarmos na moda, aparelhos eletrônicos e coisas que nem sempre são úteis para nós, mas mesmo assim compramos. Fiquei pensando se esses produtos que compramos são realmente escolhas nossas ou só é a consequência de um estímulo que sofremos e que nos impulsiona a comprar aquilo?

Comentários