Para a minha pessoa matemática e música se relacionavam apenas em relação a batida, ritmo, cadência e coisas do tipo, mas mais uma vez eu estava enganada. A matemática está presente desde a propagação do som até quando a nota deve ser tocada, por tanto matemática e música é muito mais do que ritmo e cadência. Em mais uma aula o professor Joel nos mostrou novas maneiras de ver a matemática na música e vice -versa, aprendemos sobre o conceito de som, passeamos um pouco pelas ondas sonoras, conhecemos um pouco sobre frequência e fizemos um teste para ver até que frequência poderíamos ouvir. Neste momento foi dada a largada para uma nova fase do CC de Perspectivas matemáticas e computacionais em artes.
O professor além de nos mostrar a teoria, também nos mostrou na prática. Ele levou um teclado para aula e nos explicou um pouco sobre notas musicais, a sua origem, a sua frequência e o contexto histórico desses conceito. Para comprovarmos que realmente aqueles conceitos estavam certos, o professor chamou todos os alunos para perto do teclado e com o auxilio de um aplicativo medimos a frequência de algumas notas e as comparamos com a tabela que o professor mostrou, além de também fazer alguns cálculos na hora.
Comentários
Postar um comentário