O primeiro número a ser criado foi o número um, que segundo os historiadores foi o primeiro número a ser criado. De início essa notação era feita em um osso, fazendo riscos comparando unidade a unidade. Mas o homem evoluiu saiu das cavernas deixou de ser nômade e começou a ficar em um só lugar, criando animais e plantando. Para organizar a economia recorreu a matemática e o número um teve novas conotações, com o formato de cunha e cone, inventado pelos sumérios. Com esse avanço, o homem começou a usar a aritmética e passou a gravar os resultados em tabletes de argila, foi aí que surgiu as primeiras noções de escrita.
A aglomeração de pessoas que viviam no mesmo lugar foi aumentando,os cálculos ficaram mais complexos, nascendo a necessidade pessoas que se dedicassem ao estudo, então, nasce os contadores: homens que estudavam matemática desde a infância.
No Egito o número virou unidade de medida, para facilitar a construção das grandes pirâmides e outros edifícios. Após muitos estudos os matemáticos como Pitágoras e outros começou a ver a matemática em tudo, inclusive na música. Mas os índios foi os que criaram os símbolos que atualmente usamos hoje e que faz parte do nosso cotidiano e não podemos viver sem eles que esta em tudo que fazemos.
A história do Número um é um curta metragem que conta a história do número um e é a base do meu texto.
Comentários
Postar um comentário